
PIBID: Espaço Dinâmico de Formação Inicial de Professores de Matemática
2021; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 2; Issue: 6 Linguagem: Português
10.55028/revens.v2i6.12512
ISSN2525-7056
AutoresGlêsiane Coelho de Alaor Viana, Liliane Rezende Anastácio,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA formação inicial de professores tem sido tema de muitas discussões e preocupações tanto entre os profissionais da educação quanto entre gestores. Muitos projetos pedagógicos de cursos de licenciaturas dedicam uma pequena parte dos currículos às práticas profissionais docentes e a questões escolares, didáticas e da aprendizagem, não levando em consideração o campo de atuação profissional do professor, refletindo uma desintegração entre as teorias e a prática. Iniciativas em nível nacional como o PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – surgem frente a esse cenário, em busca de uma formação inicial de professores adequada para a educação básica, almejando refletir em melhorias na qualidade da educação escolar de crianças e jovens. Esse artigo tem como objetivo divulgar as experiências vivenciadas por graduandos da licenciatura Plena em Matemática de uma universidade mineira, que participaram entre 2018 e 2019 do PIBID. O Subprojeto Matemática da Unidade Ibirité atuou com seu núcleo em uma escola estadual do referido município com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Nesse sentido, tal subprojeto se configurou como forma de inserção do profissional docente em sua área específica de atuação, levando-o a ter contato e a interagir ativamente, ainda nos primeiros períodos do curso de licenciatura, com o ambiente escolar e toda a sua complexidade. A atuação desses bolsistas se deu de forma protagonista, com desenvolvimento do senso de pesquisa, da escrita científica e de um ambiente de colaboração entre escola e universidade.
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