Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Representações de masculinidades nas campanhas de perfume Calvin Klein

2022; UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL; Volume: 24; Issue: 57 Linguagem: Português

10.29327/227811.24.57-12

ISSN

2358-0801

Autores

Carlos Augusto Reinke, André Luiz Santos Silva, Cláudia Schemes,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Este artigo realiza uma análise acerca das representações das masculinidades por meio do corpo como suporte e como um mecanismo codificador de padrões históricos, sociais e culturais e da moda como uma manifestação da cultura e como articuladora das relações simbólicas de representação de masculinidades. A partir de uma propaganda do perfume Obsession dos anos 1980, da marca Calvin Klein, e da metodologia de análise de imagens, proposta por Martine Joly, que diz que o discurso visual expresso em uma imagem é constituído da relação da mensagem plástica, icônica e linguística, realizamos algumas reflexões a respeito de como os corpos são representados em uma campanha publicitária. Concluímos que a campanha utiliza os ideais hegemônicos estabelecendo uma relação discursiva com o sujeito homem, valendo-se do seu desejo de incorporar determinados valores estéticos com a finalidade de atingir um processo de plenitude socialmente imposta para a masculinidade heteronormativa centrada em aspectos de força e virilidade fundamentadas pelos aspectos culturais dos anos 1980.

Referência(s)