
[1790] GAMIFICAÇÃO: SUA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES PARA O CONTEXTO DO ENSINO DE ENGENHARIA
2021; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.37702/ree2236-0158.v40p128-136.2021
ISSN2236-0158
AutoresLucas Bergman Aleixo Fósculo de Moura, Leonardo Assírio de Oliveira Bossi, Paula Karina Salume,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNovas tendências e desafios para a educação têm sido discutidos a partir do maior entendimento do processo de aprendizado como resultado de uma construção social e da popularização de tecnologias, capazes de proporcionar maior interação e colaboração entre pessoas. Neste contexto, o uso da gamificação, como alternativa que permite aperfeiçoar aspectos como motivação e engajamento, também tem sido apontado como uma das principais tendências para a educação para os próximos anos. Assim sendo, o objetivo geral deste artigo é discutir a aplicação de modelos combinados e da gamificação como forma de potencializar o engajamento e a motivação de estudantes, além de auxiliar a metodologia tradicional de ensino a superar os desafios do ensino em Engenharia de Produção. Para atingir o objetivo proposto, o presente trabalho explora três pontos principais: o caso da escola americana Quest to Learn, a primeira no mundo com um currículo inteiramente baseado em princípios da gamificação; a aplicação de jogos no ensino de engenharia para estudantes do ensino superior; e o framework genérico de gamificação em contextos educacionais proposto por Silva e Bax (2017), avaliando seu potencial de utilização no ensino em engenharia.
Referência(s)