
Retrato da poesia contemporânea de Ricardo Domeneck quando em deslocamento com o modernismo
2022; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 25; Issue: 55 Linguagem: Português
10.5752/p.2358-3428.2021v25n55p381-405
ISSN2358-3428
AutoresLuis Henrique Garcia Ferreira, Luana Signorelli Faria da Costa,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoPropõe-se analisar o poema contemporâneo “Retrato do artista quando Meridiano de Greenwich” do escritor Ricardo Domeneck, presente no livro “Sons: Arranjos: Garganta” (DOMENECK, 2009). A partir de uma leitura interpretativa, pretende-se abordar o fértil diálogo que o poema estabelece com representantes do modernismo brasileiro, como Carlos Drummond de Andrade, mas também com representantes do modernismo internacional, especialmente com James Joyce. Não obstante, objetiva-se investigar os diversos efeitos de deslocamento que o texto provoca no leitor, entre os quais os sintáticos, os semânticos e os visuais. Argumenta-se que o fruidor precisa relativizar instrumentos interpretativos convencionais para atar os referentes ambíguos da escrita, permeada pelo caráter autobiográfico.
Referência(s)