Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Arte sob ataque

2022; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/modos.v6i1.8667547

ISSN

2526-2963

Autores

Márcio Tavares,

Tópico(s)

Cultural Industries and Urban Development

Resumo

O artigo aborda o episódio de censura à exposição Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira em 2017. O enfoque se dá para a forma como as redes reacionárias abordam a exposição e mais especificamente as cinco obras que foram as mais atacadas. Em análise estão as obras Cruzando Jesus Cristo com Deusa Schiva (1996), de Fernando Baril, as pinturas Travesti da lambada e deusa das águas (2013) e Adriano bafônica e Luiz França She-há (2013), de Bia Leite, Cena de interior II (1994), de Adriana Varejão, e Et verbum (2011), de Antonio Obá, que foram extensivamente difamadas através das redes sociais. O texto considera o modo como a cultura visual conformadas nas últimas décadas pelas tecnologias digitais tem alterado percepções e considera os riscos que essa condição traz para a garantia da liberdade de expressão e produção artística.

Referência(s)