Um projeto de olimpíada de matemática no município de Santana do Araguaia – Pará
2022; Linguagem: Português
10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/matematica/olimpiada-de-matematica
ISSN2448-0959
AutoresHelves Belmiro da Silveira, Cláudio José de Oliveira,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoO presente trabalho é resultado de uma experiência com o projeto de extensão intitulado de OSMEM – Olimpíadas Santanense de Matemática das Escolas Municipais que levou ao conhecimento dos alunos questões relacionadas a olimpíadas e suas diferentes maneiras de solucioná-las, vinculado a UNIFESSPA – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e ao curso de licenciatura plena em matemática. Teve como questionamento norteador: por que estudar matemática em um contexto olímpico? Teve-se como objetivo alavancar o desenvolvimento da disciplina de matemática no município e despertar nos estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental o gosto de aprender matemática, objetiva-se, ainda, estimular a participação em eventos olímpicos nacionais relacionados a matemática. A metodologia utilizada no desenvolver do projeto contou com aulas expositivas ligadas às questões de olimpíadas de matemática realizadas em todo território brasileiro. Faz-se necessário uma análise da contribuição dos projetos de extensão realizados pelas universidades junto a toda comunidade e seus benefícios na área acadêmica e social de cidades onde são implementados. Os resultados atingidos pelo projeto foram a compreensão da matemática abstrata em nível fundamental, a parceria com professores da rede municipal de ensino, a melhora na disciplina de matemática pelos alunos participantes do projeto, além de promover o ensino docente por partes dos acadêmicos envolvidos nas etapas de execução desse projeto de extensão.
Referência(s)