Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Zonas de liberdade LGBTI+? Práticas e gramáticas para uma intervenção profissional inclusiva com crianças e jovens LGBTI+

2021; Edições Afrontamento, Lda.; Issue: 44 Linguagem: Português

10.22355/exaequo.2021.44.10

ISSN

2184-0385

Autores

Mafalda Esteves, Ana Cristina Santos, Alexandra Santos,

Tópico(s)

Children's Rights and Participation

Resumo

A partir de resultados do projeto europeu «Diversidade e Infância», cuja metodologia qualitativa e quantitativa envolveu crianças, jovens e profissionais de áreas como a educação, saúde e intervenção familiar, neste artigo são identificadas boas práticas enquanto medidas de ação afirmativa no mainstreaming LGBTI+, mas também os vazios e as resistências que afetam o quotidiano de crianças e jovens LGBTI+.Conhecer as perspetivas das diferentes partes intervenientes é um passo fundamental para ajustar a implementação, monitorização e aplicação de leis e medidas que visam garantir a igualdade e a não-discriminação em função da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais.

Referência(s)