Artigo Acesso aberto Produção Nacional

PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 36; Linguagem: Português

10.18471/rbe.v36.38170

ISSN

2178-8650

Autores

Hevillyn Cecília Ventura Barbosa, MAÊLLY CRISTINNE VENTURA BARBOSA, Maria Karoline Santos Lima, Kalyne Araújo Bezerra, José Santos, Elisângela Braga de Azevedo,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Objetivo: identificar as implicações da pandemia da COVID-19 na educação de discentes doensino superior da área da saúde e averiguar as metodologias de ensino adotadas pelas instituições para formação profissional. Método: revisão integrativa, descritiva, exploratória e qualitativa. Aplicados os descritores: “coronavirus infections”, “pandemics” e “health training” na PubMed e “infecções por coronavirus”, “pandemias” e “formação em saúde” no IBECS e na BVS. Selecionados 13 artigos. expostos em quadro síntese. Resultados: identificaram-se impossibilidade do encontro presencial, articulação de órgãos e instituições de ensino, cancelamento de estágios e aulas eletivas, encurtamento de estágios, antecipação de formatura e inserção de discentes na assistência; foram adotadas metodologias de ensino, como educação remota, aplicação de simulados e palestras, compactação das aulas em estágios. Considerações finais: mesmo com a pandemia da COVID-19 a educação superior da área da saúde continuou com as atividades acadêmicas por meio de ações remotas, visando a permanência do aprendizado.

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