
A contribuição das tecnologias digitais da informação e comunicação para o processo de ensino e aprendizagem em tempo de pandemia por COVID-19
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i2.25517
ISSN2525-3409
AutoresCarlos Alberto Lima de Oliveira Pádua, Antônia Dalva França-Carvalho,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNos últimos anos com o surgimento da pandemia ocasionada pela COVID-19, a população mundial utilizou diferentes práticas para sobreviver, comprar, trabalhar, estudar e outros. Os cuidados para a erradicação do vírus foram e são imprescindíveis para o retorno das atividades sociais. Especificamente no campo da educação, os prejuízos estão sendo alarmante, exemplificados por discentes que se encontram à margem da prática educativa. Como forma de diminuir os danos na educação, as tecnologias digitais da informação e comunicação são utilizadas como meio indispensável para que aconteça a “aproximação” entre as pessoas nos mais diferentes espaços, seja na educação básica ou educação superior. Nesse sentido, o respectivo estudo analisa a contribuição das tecnologias digitais da informação e comunicação para o processo de ensino e aprendizagem em tempo de pandemia por COVID-19. A temática é relevante, por dialogar sobre a realidade que envolve os atos de ensinar, aprender, bem como pesquisar. A estrutura metodológica é de cunho qualitativo e bibliográfico ainda de acordo com os autores supracitados. Os resultados apontam que os aparelhos eletrônicos como computador, celular e televisão, tornaram-se indispensáveis para o encontro virtual pedagógico e que tais recursos tecnológicos passaram a ser utilizados amplamente, pela comunidade educacional para a realização das aulas e reuniões. Para tanto, houve a necessidade em aprender a manusear aparelhos e aplicativos. Conclui-se, que a partir dessas interatividades educacionais desenvolvidas nos tempos atuais, possam estar ao alcance da sociedade na intencionalidade de incluir os diferentes grupos de cidadãos do contexto brasileiro.
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