
Desafios da permanência de estudantes LGBT+ na universidade: percepção de discentes de centro universitário amazônico
2021; Revista Eletronica Acervo Saude; Volume: 13; Issue: 4 Linguagem: Português
10.25248/reas.e7109.2021
ISSN2178-2091
AutoresVictor Serrate Capucce, Jade Gomes da Costa Medeiros, Anitha de Cássia Ribeiro da Silva, Ítalo Diógenes Gomes da Silva, Rafael Ademir Oliveira de Andrade, Mariana Bezerra dos Santos, Arlindo Gonzaga Branco,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoObjetivo: Identificar os principais desafios para a permanência de alunos LGBT+ do curso de medicina e enfermagem de uma instituição privada do norte do país, determinando um paralelo entre a visão de docentes e discentes. Métodos: Trata-se de uma análise quantitativa, que teve como alvos de pesquisa alunos (as) e professores (as) de uma instituição particular de ensino superior do Norte do país, fazendo uso de questionários online para docentes e discentes, com 11 e 21 perguntas do tipo opção única, respectivamente. Foram duas semanas para coleta de dados, uma para cada alvo, dito isso, obteve-se 120 respostas de alunos e apenas um dos professores. Resultados: A análise das respostas mostrou que cerca de 20% dos alunos já cogitaram desistência do curso por conta de conflitos relacionados à sua orientação sexual, como 40% já souberam ou presenciaram algum ato de preconceito ou discriminação contra pessoas LGBT+ no ambiente educacional. Conclusão: Logo, assinala-se que a pessoa LGBT+ acumula desafios de diversas origens e inerentes à sua própria natureza.
Referência(s)