
Diagnóstico de câncer de próstata em uma análise de incidência nos estados da Bahia e Rio Grande do Norte: houve influência do COVID-19?
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i2.26285
ISSN2525-3409
AutoresYasmim Xavier Arruda Costa, Tamires Costa Duarte, Carlos Eduardo da Silva-Barbosa, Braz Haroldo Mendes da Silva Neto, Joao Bosco Martins de Sousa, Gabriel de Sousa Macedo, Ivana Mota Soares, Jakeline Lima da Costa Marchezini, Samuel dos Santos Soares Buna, Kathlen Oliveira Martins, Beatriz Cristina de Moura Andrade, Eduardo Lopes Oliveira Peixoto, Leonardo Dantas Fernandes Leite, Samantha Cunha Vieira, Marcella Cabral de Oliveira, Carla Chiste Tomazoli Santos,
Tópico(s)Women's cancer prevention and management
ResumoIntrodução: O Câncer de Próstata ocorre por meio de uma multiplicação desordenada das células da glândula prostática. Este possui uma evolução silenciosa, sendo o segundo mais comum entre os homens e, é considerado uma patologia da terceira idade. Objetivo: Este estudo trata-se de uma análise transversal com objetivo de caracterizar a incidência do câncer de próstata durante a pandemia. Metodologia: Foi utilizado o painel de Oncologia do Datasus do período de 2018 a 2021, homens entre 60 e 64 anos com neoplasia maligna de próstata, dos estados da Bahia (BA) e Rio Grande do Norte (RN). Resultados: Os resultados do presente estudo contribuíram para verificar a diminuição no número de casos diagnosticados de câncer devido a diversos fatores como estresse, ansiedade e principalmente o isolamento social imposto pela pandemia. Conclusão: Mostrou-se que a pandemia dificultou o acesso aos exames de rotina e prevenção para o diagnóstico deste, que é um dos principais em letalidade masculina.
Referência(s)