
ATRIBUTOS QUALITATIVOS QUE INFLUENCIAM CONSUMIDORES NA ESCOLHA E AVALIAÇÃO DOS SUPERMERCADOS NA REGIÃO DO MÉDIO ALTO URUGUAI GAÚCHO
2022; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 21; Issue: 60 Linguagem: Português
10.5752/p.1984-6606.2021v21n60p195-215
ISSN1984-6606
AutoresEliziane Studzinski, Carlos Alberto Mello Moyano, Derli Luís Angnes,
Tópico(s)Customer Service Quality and Loyalty
ResumoOs supermercados estão presentes em todas cidades e representam o elo da cadeia produtiva entre os produtores e os consumidores finais. Os clientes escolhem e avaliam os supermercados a partir de atributos qualitativos inerentes ao serviço. A compreensão desses atributos de escolha do consumidor são variáveis a serem identificadas por pesquisadores a partir de fontes primárias, sendo este portanto o objetivo principal do estudo, o de identificar os atributos que influenciam o consumidor na escolha e avaliação dos supermercados. O método empregado caracteriza-se por uma pesquisa exploratória qualitativa empregando a técnica do incidente crítico na coleta dos dados com clientes de supermercados na região do Médio Alto Uruguai Gaúcho. Os principais resultados da pesquisa permitiram identificar um conjunto de 43 atributos qualitativos categorizados em nove dimensões teóricas salientes na percepção dos clientes em relação aos serviços dos supermercados. O trabalho também proporciona implicações acadêmicas e científicas, ao ampliar o estudo dos atributos qualitativos declarados pelos consumidores, os quais influenciam na sua escolha e avaliação por supermercados.
Referência(s)