Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Discurso e sociedade na aula de Inglês como língua adicional: proposta de ensino baseado em conteúdo sob a perspectiva educativa de projetos de trabalho

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 75; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/2175-8026.2022.e82527

ISSN

2175-8026

Autores

Dèsirée Motta-Roth, Helena Vitalina Selbach,

Tópico(s)

Discourse Analysis in Language Studies

Resumo

Apresentamos uma proposta de ensino de Inglês como Língua Adicional, assumindo os conceitos de discurso (linguagem como prática social em gêneros discursivos) como constitutivo da vida social e, portanto, essencial a questões que envolvem a experiência humana. Mobilizamos e inter-relacionamos conceitos da Perspectiva educativa de projetos de trabalho (HERNÁNDEZ, 2014) e do Ensino baseado em conteúdo (LYSTER, 2018), exemplificando nossa discussão teórica com um projeto interdisciplinar, como possível abordagem de referência para uma variedade de propostas pedagógicas situadas em diferentes contextos de ensino. Tentamos expor os desafios e as vantagens da apropriação do conceito de gênero discursivo, considerando discussões no campo da Linguística Aplicada e possibilidades atuais para a educação linguística.

Referência(s)