Como manter o tema infecções sexualmente transmissíveis/ aids na mídia no ano da pandemia da COVID-19

2021; Linguagem: Português

10.5327/dst-2177-8264-202133p215

ISSN

2177-8264

Autores

José Almir Santana, Willian Bruno Couto de Matos,

Tópico(s)

Women's cancer prevention and management

Resumo

Introdução: O tema pandemia da COVID-19 tomou conta das reportagens e dos noticiários da mídia e das redes sociais. Outros temas importantes, como as infecções sexualmente transmissíveis/aids, deixaram de ser prioridade para divulgação. Ficou bastante evidente a mudança de comportamento da sociedade. Tornou-se um desafio, manter o tema infecções sexualmente transmissíveis na mídia neste momento difícil. Objetivo: Manter como pauta durante todo o ano, principalmente no período da pandemia da COVID 19, na mídia de Sergipe, os temas ligados às infecções sexualmente transmissíveis/aids. Métodos: Foi elaborada uma programação de datas temáticas, além das datas já conhecidas, associadas direta ou indiretamente aos temas infecções sexualmente transmissíveis/aids: Dia Mundial da Tuberculose (coinfecção tuberculose-vírus da imunodeficiência humana), Dia internacional da Mulher (infecção do vírus da imunodeficiência humana e sífilis na mulher), Dia das Mães (importância do pré-natal), Dia dos Pais (o pré-natal do parceiro), Dia da Descoberta do Vírus da Imunodeficiência Humana, Dia da Descoberta do Primeiro Caso de Aids, Dia dos Namorados, Dia do Homem (saúde sexual masculina e infecções sexualmente transmissíveis), Dia do Sexo (incentivo ao uso do preservativo), Dia da Gravidez na Adolescência, Dia Nacional da Sífilis, Dia da Prevenção da Aids no Local de Trabalho, Dia da Criança e Dia da Criança Soropositiva (prevenção da transmissão vertical do vírus da imunodeficiência humana). Cada data é contextualizada com algum tema ligado às infecções sexualmente transmissíveis/aids. Há a produção de um texto que enviado para os principais órgãos de comunicação e para as redes sociais. Resultados: Os diversos órgãos de comunicação passaram a divulgar as 16 datas associando ao tema infecções sexualmente transmissíveis/aids. Mensalmente, a divulgação das datas vem gerando sugestão de pauta e reportagens interessantes na mídia sergipana, principalmente nas emissoras de rádio e televisão e nas redes sociais. Conclusão: Colocar na pauta dos meios de comunicação de massa o tema infecções sexualmente transmissíveis/aids o ano todo gera várias reportagens educativas. A mídia tem grande influência na mudança de interesses e de atitudes da população.

Referência(s)