O contributo do ensino superior para o desenvolvimento na África Subsariana: Casos de Angola e Moçambique
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português
10.46551/issn2179-6807v27n2p130-147
ISSN2179-6807
AutoresTeresa de Jesus Portelinha Almeida Patatas, Godwen Veremu,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoÁfrica Subsariana é uma região que aposta na educação, em especial o ensino superior, para o seu aspirado desenvolvimento. Neste estudo apresentam-se dois exemplos da contribuição do ensino superior para o desenvolvimento nacional de dois países, Angola e Moçambique, mostrando os casos de duas Instituições de Ensino Superior: Escola Superior Politécnica do Namibe (em Angola) e Instituto Superior Politécnico de Manica (em Moçambique). O objetivo é mostrar como as duas instituições têm contribuído para o desenvolvimento local, e consequentemente nacional, com a sua oferta formativa e evidenciando-se os trabalhos de fim de curso de licenciatura. Fez-se uma pesquisa bibliográfica e documental neste estudo múltiplo de caso, para além de um estudo de documentos institucionais. Os resultados mostram que as duas instituições têm contribuído na formação de quadros e na especialização de mão de obra, através das suas licenciaturas. Nesta pesquisa destacaram-se os trabalhos de fim de curso que visam múltiplos beneficiários e trazem benefícios investigativos, assim como sugestões de melhorias exequíveis com a finalidade de melhor produtividade, qualidade, efetivação e eficácia dos variados recursos disponíveis para um maior impacto no desenvolvimento local e consequentemente nacional.
Referência(s)