Artigo Acesso aberto

Diferenciar, individualizar e personalizar o ensino para a melhoria dos indicadores de aprendizagem utilizando um laboratório virtual de física

2022; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.53660/conj-577-210

ISSN

1657-5830

Autores

Marcelo O’Donnell Krause, Thaís Suzana de J. Santos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Plataformas didáticas digitais estão despertando a curiosidade e o interesse nos alunos e sendo utilizadas por professores com o objetivo de melhorar o processo de ensino aprendizagem nas escolas, principalmente durante este período de pandemia na qual os laboratórios físicos se tornaram inoperantes devido ao isolamento social. Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma metodologia capaz de diferenciar, individualizar e personalizar o ensino de física em turmas do 3º ano do ensino médio da Escola SESI Adonias Filho, em Ilhéus, através da utilização do PhET, que é um software com tecnologia educacional. Este software apresenta, como metodologia de ensino, um laboratório virtual, onde os alunos são capazes de construir seus próprios circuitos elétricos com lâmpadas, resistores, geradores e dispositivos de medidas, além de poder conferir os resultados obtidos nos cálculos realizados nos livros e módulos. Os alunos foram capazes de montar os seus circuitos após as aulas conceituais no próprio aplicativo. O resultado foi uma aprovação generalizada do uso do PhET como uma forma de se adequar ao ensino remoto, tanto pela facilidade de acesso, bem como a sua utilização como fator motivacional para o aprendizado. Palavras-chave: Aprendizagem; PhET; Software; Laboratório Virtual.

Referência(s)
Altmetric
PlumX