Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Propagandas que utilizam o desengajamento moral como proposta de confronto a hipocrisia reduzirão a violência contra à mulher?

2022; Linguagem: Português

10.5102/pic.n0.2020.8219

ISSN

2595-4563

Autores

Ana Paula de Morais Mendes, Daniel Barbieri Freitas,

Tópico(s)

Gender, Feminism, and Media

Resumo

A pesquisa que se segue é uma continuação do trabalho Mídia e Psicologia: Estratégias deRedução da Violência Doméstica, Estudo de psicologia (Campinas) e checou o efeito eeficácia da utilização de mecanismos do desengajamento moral em peças publicitárias comoproposta de redução da hipocrisia e combate da violência contra à mulher a partir dosresultados obtidos pelo estudo anterior e tomando como base sugestões feitas pararealização futura em teste e aplicações e tomando por base o período de isolamento socialdevido à pandemia de COVID-19 e o aumento de casos no Brasil de violência doméstica.Foram realizados um pré-teste para averiguar o quão cognitiva eram as frases relacionadasaos mecanismos de desengajamento moral e um estudo composto por homens utilizando asfrases em peças, desenvolvidas e adaptadas para a presente pesquisa, em formatotradicional de denúncia como as propagandas utilizadas na mídia contra a violência contra àmulher, modificando, além das frases, as figuras que normalmente são representadas pelafigura feminina, utilizando masculinas em todas. O pré-teste revelou uma taxa deconcordância das frases como tendo base cognitiva permitindo assim a utilização para apesquisa central. Neste estudo os resultados do questionário após a análise das peçaspublicitárias, revelou uma concordância com as afirmações feitas a respeito da parte técnicae publicitária das peças que foram apresentadas. A segunda parte e ponto central do estudofoi o questionário adaptado do instrumento de Buzz e Perry que verificou o nível deagressividade, apresentando resultados baixos.

Referência(s)