Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tornar-se outro: a reconfiguração do sujeito lírico na poesia de Orides Fontela

2021; Volume: 15; Issue: 38 Linguagem: Português

10.30612/raido.v15i38.14853

ISSN

1984-4018

Autores

Paulo Eduardo Benites de Moraes, Carlos Gledson Moreira Guedes,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

A presente análise debruça-se sobre o poema “Caramujo”, da poeta brasileira Orides Fontela (1940-1998). O poema foi publicado em seu livro de estreia, Transposição (1966-1967). A proposta deste ensaio é ler o poema numa tentativa de cotejo e aproximação com a tradição brasileira na qual se pode reconhecer o que estamos pensando como a reconfiguração do sujeito lírico. O que há de comum nos poetas aqui escolhidos é uma tensão no modo como o sujeito se apresenta, um estado limiar no qual se observa o não reconhecimento de si, uma negação do eu, portanto, e a preocupação em rejeitar uma projeção atravessada pelo externo de si. Trata-se, portanto, de poetas que constroem o “eu-mínimo”, a metamorfose do sujeito em outros seres e coisas através da linguagem, de modo que é a palavra, a lida com a linguagem, que aparece em primeiro plano, e não o eu lírico. Para fundamentar nossa leitura, retomamos a indagação de Jacques Ranciére (2017) quanto a necessidade de repesarmos uma política do lirismo. O percurso metodológico construído propõe uma leitura crítica do poema da Orides Fontela e o cotejo entre os poetas a fim de levantarmos uma linhagem da tradição da poesia brasileira contemporânea.

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