
PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS
1969; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 23; Issue: 42 Linguagem: Português
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p107-117
ISSN2358-0194
AutoresHilda Maria Martins Bandeira, Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA prática educativa é utilizada com frequência na literatura como equivalente à pedagógica, à docente e à práxis. Este artigo pretende analisar a prática educativa a partir de sua interação com a educação da Grécia Clássica e a influência iluminista e romântica de Rousseau, bem como sua contribuição para compreensão na tripla dimensão da prática educativa. Parte da premissa de que a prática educativa é multidimensional e de que prática pedagógica e prática docente são modalidades daquela. Os resultados deste estudo bibliográfico de tese de doutorado focalizam que a prática educativa se desenvolve e se atualiza conforme as necessidades do contexto sócio-histórico, e que a práxis entendida como relação intrínseca entre teoria e prática constitui a possibilidade emergente da prática transformadora.
Referência(s)