
A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA
2022; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
10.20873/uft2179-3948.2021v12n3p132-152
ISSN2179-3948
AutoresMatilde Costa Fernandes de Souza, Simone Spiess, Luciene Souza Santos,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoNeste artigo analisamos a narrativa Barriga e Minhoca, Marinheiros de Cabral (2002) de Atílio Bari em comparação à Carta de Pero Vaz de Caminha (1500), comentários de Leandro Garcia Rodrigues (2019). Discutimos as possíveis relações entre história e literatura, convergências e divergências entre os discursos sobre o passado presentes na literatura híbrida de história e ficção infantil, embasados nos estudos de Cadermatori (1987), Coutinho (2003), Carvalhal (2006), Nitrini (2010), Candido (2011), Colomer (2017), Fleck (2017), Coelho (2020) sobre literatura comparada. Buscamos desconstruir, a partir da ficção, as “verdades” impostas pelo discurso oficial e alcançar o processo de descolonização necessário.
Referência(s)