O uso do GeoGebra para a composição e decomposição de figuras geométricas: uma experiência com os alunos da 8ª classe no contexto angolano.
2021; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.23925/2237-9657.2021.v10i2p129-146
ISSN2237-9657
AutoresJosé Makiadi Adão, Kengana Sebastião André João, Astrigilda Pires Rocha Silveira, José Manuel Dos Santos Dos Santos,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente trabalho resulta de uma experiência em sala de aula, realizada com os alunos da oitava classe de uma escola situada na província do Bengo em Angola. Foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa com o propósito de analisar o modo como os alunos interagem com o GeoGebra numa primeira abordagem e verificar como o uso do software contribui para ajudar os alunos na composição e decomposição de polígonos, bem como a sua classificação quanto aos números de lados. Simultaneamente, pretendeu-se investigar como os alunos comunicam as suas ideias matemáticas, no contexto da construção de figuras geométricas, através da orquestração da aula promovida pelo professor com recurso ao uso deste software. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram construir e consolidar conceitos associados ao tema, assim como desenvolver estratégias de comunicação em aula.
Referência(s)