Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Literatura pedagógica e escolarização da infância: os bons moldes de ensino da “caixa de utensílios ”

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 21; Linguagem: Português

10.14393/che-v21-2022-70

ISSN

1982-7806

Autores

Hercília Maria Fernandes,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Falar de literatura pedagógica pressupõe considerar uma racionalidade orientada em saberes objetivados, que conquistaram sua excelência na e pela escrita. Essa literatura, no Brasil, se ligou ao modelo de formação docente da “caixa de utensílios”, vinculado à pedagogia moderna e introduzido em São Paulo, no final do século dezenove. Nessa linha de entendimento, objetiva-se refletir os modos de educar e ensinar da caixa de utensílios. Modelo esse difundido, em grande medida, por contribuição da Revista do Jardim da Infância (1896-1897), da Escola Normal Caetano de Campos. Sendo uma pesquisa histórica, a metodologia articula a análise de fontes documentais à historiografia. Como considerações finais, os modos de ensinar e educar são concebidos enquanto dispositivos de uma forma e um modo escolar de socialização da infância, de conformidade aos moldes da pedagogia do Kindergarten.

Referência(s)