
Situação das bibliotecas escolares no Brasil: o que sabemos?
2012; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.2238-5894.berev.2012.106555
ISSN2238-5894
AutoresBernadete Santos Campello, Paulo da Terra Caldeira, Maura Alvarenga, Laura Valladares de Oliveira Soares,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste estudo teve como objetivo conhecer as características de diagnósticos sobre bibliotecas escolares brasileiras, elaborados por diversos autores. Foram identificados e analisados dezoito diagnósticos publicados na literatura da área, de 1979 a 2011, de forma a se obter uma visão do que já se estudou e se conhece a respeito das condições das bibliotecas escolares brasileiras. Foram analisados: os objetivos dos diagnósticos, a metodologia utilizada e a técnica de coleta de dados, o referencial teórico, os resultados obtidos, as conclusões e recomendações feitas pelos autores. A variedade de procedimentos de coleta e análise dos dados utilizados em cada diagnóstico impossibilitou inferências e conclusões mais aprofundadas. No conjunto, esses trabalhos compõem um retrato parcial da biblioteca escolar no país, confirmando a situação precária dessas instituições e tornando mais visíveis os problemas existentes.
Referência(s)