Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Pressupostos para a concepção de educação no pensamento de Marx: um estudo de 1844 a 1848

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.9771/gmed.v13i3.44709

ISSN

2175-5604

Autores

Jose Salvador de Almeida, Frederico Jorge Ferreira Costa,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O artigo analisa quatro pressupostos - 1) a crítica de Marx a economia nacional e a propriedade privada; 2) O conceito de trabalho estranhado; 3) a crítica de Marx à sociedade capitalista e 4) a afirmação de Marx de que o homem é um ser genérico - para compreender a concepção de educação, no pensamento de Marx, durante o período de 1844 a 1848, a partir do estudo das seguintes obras, a saber: Manuscritos econômico-filosófico (1844), A Ideologia Alemã (1845-1846) e Manifesto Comunista (1848). A pesquisa possui abordagem qualitativa, de natureza básica, de objetivos: exploratório e explicativos, de procedimento bibliográfico. Após a análise dos pressupostos, defendemos que Marx entende a educação como um processo de desenvolvimento das capacidades físicas, intelectuais e moral do ser humano em geral, uma educação que é indissociável da sociedade, pois articula-se social e historicamente com a categoria trabalho, na acepção de atividade constitutiva e formativa do ser social.

Referência(s)