
A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português
10.9771/gmed.v13i3.44984
ISSN2175-5604
AutoresDanielle do Nascimento Rezera, Walson Lopes,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoNeste artigo, buscamos debater como os teóricos Karl Marx, Nicos Poulantzas e Antonio Gramsci nos oferecem subsídios para problematizar o Estado na sociedade capitalista e o caminho de superá-lo, pela via socialista, no processo de formação da sociedade comunista. Entendemos esses autores como basilares para a compreensão do Estado como elemento imprescindível, substancial e intrínseco das relações de reprodução ou emancipação humana. Assim, nos amparamos nas possibilidades da Pedagogia Histórico-Crítica que no campo da educação, com seus referenciais didático-pedagógicos, muito contribui para esse processo de mediação de superação da sociedade produtora de mercadorias, para uma sociedade em que o ser humano possa emancipar-se, ultrapassando as iniquidades e a reificação tão características da forma social capitalista.
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