Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.9771/gmed.v13i3.44984

ISSN

2175-5604

Autores

Danielle do Nascimento Rezera, Walson Lopes,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Neste artigo, buscamos debater como os teóricos Karl Marx, Nicos Poulantzas e Antonio Gramsci nos oferecem subsídios para problematizar o Estado na sociedade capitalista e o caminho de superá-lo, pela via socialista, no processo de formação da sociedade comunista. Entendemos esses autores como basilares para a compreensão do Estado como elemento imprescindível, substancial e intrínseco das relações de reprodução ou emancipação humana. Assim, nos amparamos nas possibilidades da Pedagogia Histórico-Crítica que no campo da educação, com seus referenciais didático-pedagógicos, muito contribui para esse processo de mediação de superação da sociedade produtora de mercadorias, para uma sociedade em que o ser humano possa emancipar-se, ultrapassando as iniquidades e a reificação tão características da forma social capitalista.

Referência(s)