EDUCAÇÃO POPULAR COMO TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE
2022; Volume: 4; Issue: 15 Linguagem: Português
10.32359/debin2021.v4.n15.p200-222
ISSN2595-2803
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo emerge de uma pesquisa que realizamos durante o doutorado, a partir da análise documental das práticas que constituem o Movimento da Educação do Campo. Realizamos também com uma revisão de literatura sobre a contribuição de Paulo Freire e da Educação Popular para o Movimento Político-Pedagógico-Epistêmico da Educação do Campo, que emerge no Brasil no final da década de 1990, como contraposição ao projeto societário hegemônico e ao modelo de Educação Rural. Para tanto, explicitamos inicialmente o conceito de Educação Popular (EP) que adotamos, considerando-a como uma teoria e prática da educação e como matriz fundamental para a implementação das práticas educativas escolares e não escolares do campo. Em seguida, discutimos como os movimentos educativos populares e as organizações da classe camponesa se constituíram como sementeiras da Educação do Campo. Por fim, apresentamos a emergência da Educação do Campo como paradigma, movimento de luta, conjunto de práticas educativas e de políticas educacionais num diálogo com Paulo Freire.
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