Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A educação no âmbito dos debates sobre o currículo escolar e valorização da vida

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i3.26268

ISSN

2525-3409

Autores

Anecléia Rodrigues de Lima, Cynara Maria Dantas Vieira Leite, Alexandre Silva de Lima, Igo Marinho Serafim Borges, Amanda Cristiane Gonçalves Fernandes, Jean Oliveira Campos, Emanuelly Cristovão Barbosa da Silva, Miriam Souza Martins, Jucianny Araújo da Silva, João Guilherme Tejo Barros Freire, Érica Dantas de Oliveira Batista, Cícero Ricardo Barbosa de Paiva, Paulo de Souza Albuquerque, Magna Jussara Rodrigues Santos,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A instituição escolar é um espaço privilegiado de construção de cidadania, portanto deve e pode constituir-se em espaço efetivo de exercício de convívio democrático e solidário, aspectos que constituirão o conteúdo da própria educação em valores. O objetivo deste trabalho é observar a educação em valores no âmbito dos debates sobre o currículo escolar e valorização da vida. Utilizando uma metodologia descritiva, visto que foi feito revisão bibliográfica, para adquirir conhecimentos, selecionar as obras que nortearam a discursão em torno do objetivo do estudo e com isso foram discutidos temas como: a educação em valores e currículo escolar. Citando autores como: Ponce (2009), Moreira (2007), Gomes (2007), Vandal et al, (2015), Salvino et al, (2018) entre outros. Com o atual senário da educação brasileira nos leva refletir vários pontos de suma importância, que realmente interferem no desenvolvimento do profissional, assim como no desenvolvimento educacional das crianças. Por meio de sua análise, o artigo considerou alguns dos desafios iniciais relacionados a recursos humanos e materiais inadequados, incongruências entre conteúdo e práticas pedagógicas e pouca participação do público. De acordo com todas as pesquisas realizadas para elaboração do trabalho, conclui-se que a educação brasileira necessita de mudanças, mudanças essas que se volte mais para a realidade da escola.

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