A INFLUÊNCIA DA RIGIDEZ TORCIONAL DO CHASSI NA DINÂMICA LATERAL DE UM VEÍCULO DO TIPO BAJA SAE
2022; Linguagem: Português
10.29327/aconemi.405917
ISSN2764-4294
AutoresArthur Barroso Costa, João Lucas Moura Ferreira, Gabriel Cruz Resende, João Pedro Moura Souza Possa, Igor Antunes Ferreira,
Tópico(s)Geography and Environmental Studies
ResumoUtilizando de um protótipo Baja SAE da Equipe Kokimeto Baja UFSJ, foi desenvolvido no presente trabalho a análise e influência da rigidez torcional do chassi no comportamento dinâmico do veículo.Assim sendo, o estudo feito foi inteiramente baseado nos conceitos de transferência de carga lateral e gradiente subesterço.Foram realizadas simulações do protótipo, em questão, nos softwares Altair Hyperworks® e, foram criados modelos matemáticos no programa MATLAB®, a fim de calcular a transferência de carga lateral e o gradiente subesterço.Para a simulação do protótipo, foi utilizada uma malha 2D e, os componentes de Suspensão e Direção, como pivôs e amortecedores, foram considerados como rígidos, tendo como resultado a rigidez torcional do chassi para os eixos traseiro e dianteiro.Para cálculos matemáticos,
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