
Desafio: Educação financeira ou sobrevivência
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i3.26269
ISSN2525-3409
AutoresFrancisco César de Sousa, Weimar Silva Castilho, Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna, Rivadávia Porto Cavalcante, Rodrigo Carvalho Dias,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoNo trabalho foi desenvolvido uma pesquisa sobre a influência da Educação Financeira na vida dos estudantes do Ensino Médio profissionalizante. O objetivo dividiu-se em duas etapas: a primeira foi verificar o que leva pessoas com condições financeiras semelhantes, uns viverem endividados e outros não. O segundo foi verificar como outras pessoas podem se beneficiar da Educação Financeira, mesmo com baixa renda. A pesquisa com os participantes foi de natureza quali-quantitativa, realizada na sala de aula, na forma remota, na turma da 3ª Série do Curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO, Campus Araguatins. Utilizando conteúdos de Matemática Financeira: Porcentagem, Juros Simples e Composto, e Introdução ao orçamento familiar, como meios e ferramentas de controle. Os resultados obtidos apresentaram a importância da Educação Financeira na disciplina de Matemática Financeira. Constatando-se que a Educação Financeira leva o indivíduo a mudanças de atitude, transformando também a vida financeira e familiar. Assim, pode-se perceber que o educar-se financeiramente pode evitar o endividamento, da mesma forma que o contrário, leva o indivíduo ao descontrole financeiro, e posteriormente, ao endividamento.
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