
O Uso do Karatê como recurso no processo reabilitatório de um paciente com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC): Um relato de experiência em Terapia Ocupacional
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i3.26231
ISSN2525-3409
AutoresEwerling Cristina Reis da Silva, Amanda Alice de Lima Carvalho, Fabíola da Silva Costa, Nonato Márcio Custódio Maia Sá, Jorge Lopes Rodrigues Júnior,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente artigo objetiva relatar a experiência de discentes de Terapia Ocupacional na intervenção do caso de um paciente do sexo masculino, acometido de hemiplegia e hemiparesia decorrentes de dois acidentes vascular encenfálico. As intervenções ocorreram durante a prática de um componente curricular do 5º semestre do curso Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O paciente foi selecionado da lista de espera de pacientes com demandas de sequelas neurológicas, traumato-ortopedia e doenças reumáticas, da Unidade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO). As sessões foram realizadas duas vezes por semana, com duração de 50 minutos, nos meses de agosto a novembro de 2021. Optou-se por intervir com modelos combinados como os princípios da Plasticidade Cerebral, Terapia de Restrição e Indução de Movimento e da técnica de terapia espelho. Nas intervenções, utilizou-se como recurso o Karatê, bem como adaptações para Atividades de Vida Diária (AVD), e adaptações auxiliares para execução de atividades nas seções de terapia ocupacional. O paciente apresentou entusiasmo e maior engajamento com a inclusão do karatê nas sessões de terapia ocupacional, ademais observou-se de forma empírica que o paciente apresentou ganho de Amplitude de Movimento nos Membros Superiores e Inferiores (MMSS/MMII), amenizou-se a ataxia apresentando maior estabilidade no MSE e ganho de força muscular. A combinação de abordagens e técnicas somada ao resgate de ocupações anteriores contribuíram para resultados positivos, além de aprimorar o raciocínio clínico e a experiência acadêmica das discentes.
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