
Teatra
2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20396/pita.v11i2.8667185
ISSN2237-387X
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoQuais os rasgos transfeministas da cena teatral? De que forma a inscrição da teatra como campo de criação atua em operações de tráfico epistêmico? Do poder do gênero ao padê do gênero, os circuitos curatoriais das teatralidades de fronteira se esfacelam em torno do pó do gênero, e não de processos pós-gênero. Este texto desvenda aspectos trata da periculosidade da diferença com o intuito de denunciar a cafetinagem cisgênera em torno da produção artística teatral das transgeneridades. Sendo assim, os expedientes de tutela são matizados pelo choque da generética (ética de gênero) no sentido de auferir enfeitiçamentos de produção de conhecimento. Este percurso é o primeiro passo no sentido de demonstrar como a teatra detecta pelo menos três camadas da apropriação epistêmica das transvestigeniridades nas artes cínicas: 1) fetiche sexual; 2) fetiche acadêmico; e 3) fetiche social.
Referência(s)