Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Teatra

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20396/pita.v11i2.8667185

ISSN

2237-387X

Autores

Dodi Tavares Borges Leal,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Quais os rasgos transfeministas da cena teatral? De que forma a inscrição da teatra como campo de criação atua em operações de tráfico epistêmico? Do poder do gênero ao padê do gênero, os circuitos curatoriais das teatralidades de fronteira se esfacelam em torno do pó do gênero, e não de processos pós-gênero. Este texto desvenda aspectos trata da periculosidade da diferença com o intuito de denunciar a cafetinagem cisgênera em torno da produção artística teatral das transgeneridades. Sendo assim, os expedientes de tutela são matizados pelo choque da generética (ética de gênero) no sentido de auferir enfeitiçamentos de produção de conhecimento. Este percurso é o primeiro passo no sentido de demonstrar como a teatra detecta pelo menos três camadas da apropriação epistêmica das transvestigeniridades nas artes cínicas: 1) fetiche sexual; 2) fetiche acadêmico; e 3) fetiche social.

Referência(s)