
Literatura digital infantil
2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 31; Issue: 65 Linguagem: Português
10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p281-301
ISSN2358-0194
AutoresRafaela Vilela, Patrícia Corsino,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoO artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivos divulgar a produção de literatura infantil digital no Brasil e discutir esse novo modo de fazer e de ler literatura. Para isso foram realizadas: i) pesquisas em sites de editoras, livrarias virtuais e na categoria ‘infantil digital’ do Prêmio Jabuti (2015-2017) e ii) análises de três aplicativos literários: “Pequenos grandes contos de verdade”, “Quanto bumbum!” e “Mãos mágicas” em diálogo com ações propositivas de leitura realizadas com um grupo de crianças de 5 e 6 anos de uma escola pública federal do Rio de Janeiro. Apesar do pouco espaço no mercado editorial brasileiro, a pesquisa evidenciou a literatura infantil digital como uma produção artística potente, cujo o acesso coletivo planejado foi capaz de amplificar as ações de leitura na escola e de contribuir para a formação literária de crianças e professores.
Referência(s)