Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ensino de bioquímica da respiração celular facilitado por aplicativo para aparelho celular.

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i3.26373

ISSN

2525-3409

Autores

Antonio Delmário Alves dos Santos, Pablo de Castro Santos, Regina Célia Pereira Marques,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

As Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs, trazem novas possibilidades para o ensino e para a aprendizagem de temas próprios da Bioquímica. O ensino híbrido e as metodologias ativas, associados as ferramentas tecnológicas educacionais, podem determinar a quebra de paradigmas no âmbito do fazer pedagógico. Para analisar as relações entre ensino híbrido e a metodologia ativa sala de aula invertida, este trabalho utilizou o aplicativo Bio Respiração, uma ferramenta de ensino para facilitar o ensino da respiração celular. A utilização de questionários específicos sobre o ensino da respiração celular a partir do uso da ferramenta mencionada e a análise dos mesmos, caracterizou os seus aspectos quantitativos e qualitativos. Alunos e professores da rede pública da região metropolitana de Fortaleza/Ce, constituíram o grupo amostral. Os resultados obtidos demonstraram que a ferramenta testada, poderá auxiliar professores e alunos no ensino e na aprendizagem da respiração celular.

Referência(s)
Altmetric
PlumX