
Hiperparticularização de conceitos, negativismo científico e a natureza da ciência
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Issue: 24 Linguagem: Português
10.34024/prometeica.2022.24.13355
ISSN1852-9488
AutoresGildo Girotto Júnior, Cyntia Almeida Vasconcelos, Gabriela Fasolo Pivaro,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoEste trabalho buscou analisar, à luz dos referenciais sobre hiperparticularização dos conceitos, tipos de negacionismo e Natureza da Ciência, discursos contrários a materiais de divulgação científica produzidos no período da pandemia de COVID-19. Na análise interpretamos o material disponível na forma de comentários de acesso livre, feitos por leitores de um canal de divulgação, objetivando compreender quais características podem ser identificadas e com isso tecer caminhos para o pensar a educação científica. Pode-se identificar categorias que evidenciam a presença dos aspectos referentes aos três conceitos utilizados e ainda tecer considerações sobre como os mesmos se relacionam. Além da desconstrução dos comentários, a análise pode subsidiar o planejamento de ações voltadas à educação científica e a mitigação da propagação de desinformação.
Referência(s)