
censos do INEP como critério para entender a formação em Psicologia
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 39; Linguagem: Português
10.35699/1676-1669.2022.34930
ISSN1676-1669
AutoresPaulo Coelho Castelo Branco, Ana Beatriz Araújo Santiago, Raquel Fernandes Pinheiro, Sérgio Dias Cirino,
Tópico(s)Health, Education, and Cultural Studies
ResumoObjetivamos refletir como os censos do INEP podem possibilitar um critério para analisar a formação do psicólogo no Brasil. Estabelecemos uma estratégia metodológica baseada na pesquisa bibliográfica e análise documental. Contextualizamos o surgimento do INEP e a sua lógica de estabelecer o censo do ensino superior pelas figuras de Lourenço Filho e Anísio Teixeira, suas estadas na Universidade de Columbia e apropriações de ideias psicológicas, educacionais e administrativas. Adentramos tais censos, entre 1940-2010, para entender o expansionismo educacional e a formação do psicólogo. No censo de 2020, observamos: predominância de cursos privados sobre os públicos; expansão formativa em cursos interioranos; expressão da mercantilização da Psicologia; discrepância entre os cursos de Bacharelado e Licenciatura; equivalência e diminuição da oferta de cursos de Licenciatura no ensino público e privado. Concluímos que a análise empreendida ajuda a entender o campo da formação do psicólogo em suas nuances históricas, políticas, estatísticas, sociais e educacionais.
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