Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

censos do INEP como critério para entender a formação em Psicologia

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 39; Linguagem: Português

10.35699/1676-1669.2022.34930

ISSN

1676-1669

Autores

Paulo Coelho Castelo Branco, Ana Beatriz Araújo Santiago, Raquel Fernandes Pinheiro, Sérgio Dias Cirino,

Tópico(s)

Health, Education, and Cultural Studies

Resumo

Objetivamos refletir como os censos do INEP podem possibilitar um critério para analisar a formação do psicólogo no Brasil. Estabelecemos uma estratégia metodológica baseada na pesquisa bibliográfica e análise documental. Contextualizamos o surgimento do INEP e a sua lógica de estabelecer o censo do ensino superior pelas figuras de Lourenço Filho e Anísio Teixeira, suas estadas na Universidade de Columbia e apropriações de ideias psicológicas, educacionais e administrativas. Adentramos tais censos, entre 1940-2010, para entender o expansionismo educacional e a formação do psicólogo. No censo de 2020, observamos: predominância de cursos privados sobre os públicos; expansão formativa em cursos interioranos; expressão da mercantilização da Psicologia; discrepância entre os cursos de Bacharelado e Licenciatura; equivalência e diminuição da oferta de cursos de Licenciatura no ensino público e privado. Concluímos que a análise empreendida ajuda a entender o campo da formação do psicólogo em suas nuances históricas, políticas, estatísticas, sociais e educacionais.

Referência(s)