
O consumidor esportivo e o Novo Basquete Brasil: análise do perfil do torcedor nas finais Bauru x Paulistano em 2017
2021; School of Physical Education and Sports - USP; Volume: 35; Issue: 3 Linguagem: Português
10.11606/issn.1981-4690.v35i3p51-65
ISSN1981-4690
AutoresCarlos Henrique de Souza Padeiro, Ary José Rocco, Luis Henrique Torquato Vanucci,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoO objetivo do estudo é analisar as conexões entre o basquete e o perfil de torcedores que compareceram aos dois últimos jogos das finais da nona edição do Novo Basquete Brasil (NBB), em 2017. A pesquisa tem natureza qualitativa, e o percurso metodológico valeu-se da aplicação aleatória de um questionário com 39 perguntas junto aos torcedores presentes nos ginásios, ou no seu entorno, momentos antes dos jogos, disputados em junho de 2017, nas cidades de São Paulo e Araraquara. A partir da análise de 91 questionários e da observação das ações de patrocínio, foi realizada uma entrevista semiestruturada com o Gerente de Comunicação da Liga Nacional de Basquete (LNB). Os resultados indicam a predominância de um público masculino, jovem e de alto poder aquisitivo nos dois jogos (57% dos respondentes têm renda familiar mensal acima de R$ 4,5 mil). Esses torcedores apresentam um envolvimento afetivo com o basquete e com os times, porém não têm uma relação formal ou monetária com as equipes. A comunicação via mídias sociais atinge boa parcela desse público, que aprova ações de entretenimento durante o evento esportivo. Portanto, há um potencial para estreitar o relacionamento com os torcedores. O trabalho desenvolvido há dez anos pela LNB tem gerado parcerias com empresas e grandes grupos de comunicação, além da adoção de práticas bem-sucedidas no exterior na gestão esportiva. Em 2014, a Liga anunciou uma parceria inovadora e de longo prazo com a National Basketball Association (NBA). Há obstáculos a serem superados, principalmente na administração dos clubes, e este artigo espera contribuir para a melhoria do processo.
Referência(s)