Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

BATUCADA NO MORRO: A PRESENÇA DA RODA DE SAMBA NO CONTO ANA DAVENGA, DA AUTORA CONCEIÇÃO EVARISTO

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Issue: 70 Linguagem: Português

10.9771/ell.i70.44104

ISSN

2176-4794

Autores

Arlene Batista da Silva, Ana Carla Soares De Oliveira,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Este artigo tem como objetivo levantar discussões acerca da presença da roda de samba no conto Ana Davenga (1995), de Conceição Evaristo, a partir dos aspectos da tradição histórica. Inicialmente, reconhece-se a importância do samba como forma de divertimento para as comunidades afro-brasileiras, tendo em vista as influências culturais oriundas da África. Assim, busca-se apoio nos referenciais teóricos de Hermano Vianna na obra O Mistério do Samba (1995), Feitiço Decente (2012) de Carlos Sandroni, O terreiro e a Cidade (2002), de Muniz Sodré, entre outros. No conto Ana Davenga, a roda de samba compõe o espaço da narrativa como o lugar de divertimento e alegria ao passo das batucadas. Ancorado em uma análise literária, este artigo trouxe resultados reflexivos sobre as relações interartes – literatura e música, com destaque para o legado deixado pelos povos em nossa tradição musical.

Referência(s)