Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

OS ESTUDOS GALEGOS NA FORMAÇÃO DOS CURSOS DE LETRAS: O PERCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Issue: 71 Linguagem: Português

10.9771/ell.i71.48196

ISSN

2176-4794

Autores

Francisco Javier Calvo del Olmo, Sueder Souza,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Ainda hoje os Estudos Galegos continuam estando (quase) ausentes no panorama universitário brasileiro. Fato paradoxal, pois o papel da Galiza e da língua galega são essenciais para a compreensão da história e da atualidade da língua portuguesa (LAGARES; MONTEAGUDO, 2012). Assim, para preencher minimamente essa lacuna, desde 2016 é ofertada a disciplina de Introdução à Língua e à Cultura Galegas, como optativa para os/as estudantes do curso de graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. A disciplina, com carga horária de 30 horas, aborda de maneira global os aspectos culturais, artístico-literários, linguísticos e históricos do galego e traça pontes com o português brasileiro; empregando ferramentas metodológicas procedentes das abordagens plurais para o ensino de línguas e de culturas (CANDELIER et al., 2012). Dentro desse contexto geral, a presente pesquisa, de natureza qualitativa e quantitativa, propõe questionários estruturados para examinar a familiarização das/os alunas/os com os Estudos Galegos tanto ao início da optativa quanto ao finalizá-la. Dessa forma, podemos entender a contribuição de tais estudos para a formação dos/as estudantes, futuros profissionais dos Estudos da Linguagem. Objetivamos alcançar uma compreensão, por meio das respostas, da consciência adquirida ao longo da disciplina e observar como isso permite aproximar as/os estudantes da UFPR ao âmbito linguístico e cultural da Galiza.

Referência(s)