
Memória
2015; Springer Science+Business Media; Volume: 28; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/1678-7153.201528416
ISSN1678-7153
AutoresCarlos Alberto Mourão Júnior, Nicole Costa Faria,
Tópico(s)Neuroscience, Education and Cognitive Function
ResumoResumo Este artigo tem como objetivo central apresentar os processos de memória de maneira didática, proporcionando aos alunos e futuros pesquisadores um primeiro contato satisfatório com o tema. Já há algum tempo, tem sido observada a ocorrência de confusões conceituais e metodológicas no campo da neurociência cognitiva, tanto em relação à memória quanto em relação às outras funções psicológicas básicas. Neste ensaio, alguns conceitos principais são esclarecidos. É apresentada uma classificação fenomenológica da memória, a qual inclui a memória sensorial, a memória de trabalho e as memórias de curta duração e de longa duração. Também são explicados os processos de consolidação e evocação das memórias, evidenciando os mecanismos biológicos envolvidos nestes processos.
Referência(s)