Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Memória

2015; Springer Science+Business Media; Volume: 28; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/1678-7153.201528416

ISSN

1678-7153

Autores

Carlos Alberto Mourão Júnior, Nicole Costa Faria,

Tópico(s)

Neuroscience, Education and Cognitive Function

Resumo

Resumo Este artigo tem como objetivo central apresentar os processos de memória de maneira didática, proporcionando aos alunos e futuros pesquisadores um primeiro contato satisfatório com o tema. Já há algum tempo, tem sido observada a ocorrência de confusões conceituais e metodológicas no campo da neurociência cognitiva, tanto em relação à memória quanto em relação às outras funções psicológicas básicas. Neste ensaio, alguns conceitos principais são esclarecidos. É apresentada uma classificação fenomenológica da memória, a qual inclui a memória sensorial, a memória de trabalho e as memórias de curta duração e de longa duração. Também são explicados os processos de consolidação e evocação das memórias, evidenciando os mecanismos biológicos envolvidos nestes processos.

Referência(s)