
Contar histórias - experiências e memórias
2022; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 46; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1981-5271v46.1-20210308
ISSN1981-5271
Autores Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoResumo: Introdução: Este texto é um relato de experiência que mescla memórias e histórias narradas em contextos de ensino, pesquisa e extensão no campo da saúde coletiva. O objetivo é mostrar a capacidade de histórias fazerem sentido aos interlocutores, despertando emoções e produzindo empatia. Relato de experiência: Apresentam-se histórias escolhidas a partir de uma perspectiva interseccional, que inclui gênero, raça e classe social. Três subseções apresentam essas histórias: “Falando em gênero e a história do general”, “Haiti e a história da revolução negra” e “Como trabalhar com o povo?”. Discussão: A discussão rememora os contextos, os itinerários e as histórias contadas, assim como os efeitos produzidos pelas narrativas nos ouvintes. Conclusão: Ressaltam-se a potência e os efeitos das histórias nos ouvintes e interlocutores.
Referência(s)