Artigo Acesso aberto

A sociedade 5.0 e as transformações na educação / Society 5.0 and transformations in education

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 6 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n6-678

ISSN

2525-8761

Autores

Alessandra dos Santos Simão, Eunice Aparecida Sampaio De Oliveira, Júlio Cândido de Meirelles, André Cantareli da Silva, Clemente Gonzaga Leite,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

A quarta Revolução Industrial foi definida por Schwab como um novo modelo de produção no qual às máquinas, ferramentas e processos estarão conectados à internet por meio de sistemas ciber-físicos, interagindo entre si e com a capacidade de operar, tomar decisões e se corrigir de forma praticamente autônoma. A Sociedade 5.0 é o conceito que surge após a Indústria 4.0. Ela procura posicionar o ser humano como o centro da inovação e da transformação tecnológica, enquanto a Indústria 4.0 é focada na fabricação e no produto (DAVIES, 2018). Nesse contexto, levanta-se a questão problema: Quais são os impactos da Sociedade 5.0 na EaD no contexto brasileiro? Para tanto, busca-se como objetivo: Avaliar os impactos que a Sociedade 5.0 poderá gerar na EAD. Metodologicamente esta pesquisa será classificada como aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa. Utilizando-se de pesquisa exploratória e descritiva acerca do tema, pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. É necessário repensar em mudanças no currículo educacional, mas também mudanças em material didático e no processo de ensino e aprendizagem. Especificamente, precisamos aprender com o exemplo de outros países no desenvolvimento de uma inovação responsável, em que requer e cria condições para a transformações do ensino superior e dos sistemas de ensino no geral.

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