Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Cidade viva e sonora da terra de Guairacá: experimentações sonoras acerca da história de Curitiba com crianças na Bienal de Arte

2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 25; Linguagem: Português

10.5212/olharprofr.v.25.17520.012

ISSN

1984-0187

Autores

João Paulo de Souza da Silva, Daniele Martinez de Oliveira Coelho,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste texto, relatamos a experiência com a proposta artística “Cidade viva e sonora da terra de Guairacá”, realizada com estudantes do 5º ano de uma escola municipal e apresentada na IV Bienal de Arte/Educação da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba no segundo semestre de 2019. O objetivo principal da proposta foi articular a temática estabelecida pela Bienal – “Arte e Vida: fronteiras em aberto” – com os conteúdos ministrados em outros componentes curriculares, como história e geografia. Imaginamos a possibilidade de a partir da realidade vivida pelos estudantes atuar poeticamente através de fronteiras não apenas geográficas (cidade de Curitiba), mas temporais (século XIX), com a criação e captação de paisagens sonoras produzidas pelos alunos, utilizando diferentes materiais sonoros, posteriormente editados, cujo resultado se caracteriza como uma composição de música contemporânea, apoiando-se especialmente em Schafer (1991 e 2001), Zagonel (1999 e 2007), Torres e Kozel (2019).

Referência(s)