
EDITORIAL
2019; Volume: 5; Issue: 03 Linguagem: Português
10.36524/dect.v5i03.118
ISSN2236-2150
AutoresSusana Sá, Katia Alexandra de Godoi e Silva, António Pedro Costa, Sídnei Quezada Meireles Leite, Carlos Roberto Pires Campos, Antônio Donizetti Sgarbi, Hélio Rosetti,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO número 03 do ano de 2015 da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo reúne alguns artigos dos trabalhos apresentados no 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2015). Os artigos foram selecionados pela Comissão Organizadora, após uma ampliação do trabalho completo apresentado durante o evento. O CIAIQ2015 decorreu de 5 a 7 de agosto de 2015 na Universidade Tiradentes em Aracaju, Brasil. A conferência recebeu um total de 464 submissões de artigos, envolvendo 906 autores de 17 países - entre eles, Brasil, Portugal, Espanha, Equador, Colômbia, México, Paraguay, Argentina, Chile, Peru. Cada artigo foi submetido a um processo de revisão double-blind por uma comissão científica composta por elementos altamente qualificados nas áreas científicas do congresso. O evento abordou quatro áreas importantes de desenvolvimento de investigação – Educação, Saúde, Ciências Sociais e Engenharia/Tecnologias - e contou como preletores com a participação de César A. Cisneros-Puebla, da Universidade Autónoma Metropolitana-Iztapalapa (México); Francislê Neri de Souza, da Universidade de Aveiro (Portugal); Maria Aparecida Bicudo, da Universidade Estadual Paulista (Brasil); Maria Cecília de Souza Minayo, da Fundação Oswaldo Cruz (Brasil); e Menga Lüdke, da PUC - Rio de Janeiro (Brasil). Os trabalhos reúnem artigos científicos (empírico, experimental ou teórico) e ensaios, concentrados em cinco eixos da revista científica, a saber: (a) Ensino de Ciências e Matemática; (b) Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica; (c) Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos; (d) Educação Profissional; e (d) Diversidade e Inclusão Social. Entre as colaborações, citamos instituições tais como a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade de Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto Politécnico de Coimbra – Portugal, Instituto Politécnico de Coimbra – Portugal, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade Tiradentes (UNIT). Agradecemos à colaboração, sobretudo ao comitê científico e aos consultores ad hoc que dedicaram um pouco de seu tempo na avaliação dos artigos. Esperamos que os leitores aproveitem este número da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica.
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