Editorial Acesso aberto Produção Nacional

EDITORIAL

2019; Volume: 5; Issue: 03 Linguagem: Português

10.36524/dect.v5i03.118

ISSN

2236-2150

Autores

Susana Sá, Katia Alexandra de Godoi e Silva, António Pedro Costa, Sídnei Quezada Meireles Leite, Carlos Roberto Pires Campos, Antônio Donizetti Sgarbi, Hélio Rosetti,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O número 03 do ano de 2015 da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo reúne alguns artigos dos trabalhos apresentados no 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2015). Os artigos foram selecionados pela Comissão Organizadora, após uma ampliação do trabalho completo apresentado durante o evento. O CIAIQ2015 decorreu de 5 a 7 de agosto de 2015 na Universidade Tiradentes em Aracaju, Brasil. A conferência recebeu um total de 464 submissões de artigos, envolvendo 906 autores de 17 países - entre eles, Brasil, Portugal, Espanha, Equador, Colômbia, México, Paraguay, Argentina, Chile, Peru. Cada artigo foi submetido a um processo de revisão double-blind por uma comissão científica composta por elementos altamente qualificados nas áreas científicas do congresso. O evento abordou quatro áreas importantes de desenvolvimento de investigação – Educação, Saúde, Ciências Sociais e Engenharia/Tecnologias - e contou como preletores com a participação de César A. Cisneros-Puebla, da Universidade Autónoma Metropolitana-Iztapalapa (México); Francislê Neri de Souza, da Universidade de Aveiro (Portugal); Maria Aparecida Bicudo, da Universidade Estadual Paulista (Brasil); Maria Cecília de Souza Minayo, da Fundação Oswaldo Cruz (Brasil); e Menga Lüdke, da PUC - Rio de Janeiro (Brasil). Os trabalhos reúnem artigos científicos (empírico, experimental ou teórico) e ensaios, concentrados em cinco eixos da revista científica, a saber: (a) Ensino de Ciências e Matemática; (b) Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica; (c) Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos; (d) Educação Profissional; e (d) Diversidade e Inclusão Social. Entre as colaborações, citamos instituições tais como a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade de Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto Politécnico de Coimbra – Portugal, Instituto Politécnico de Coimbra – Portugal, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade Tiradentes (UNIT). Agradecemos à colaboração, sobretudo ao comitê científico e aos consultores ad hoc que dedicaram um pouco de seu tempo na avaliação dos artigos. Esperamos que os leitores aproveitem este número da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica.

Referência(s)