Sobre o ensino dos textos literários nos manuais didáticos de português na China
2021; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.32988/rep.v10n1.1156
ISSN2238-4502
AutoresZhihua Hu, Maria Teresa Roberto,
Tópico(s)Multilingual Education and Policy
ResumoNeste trabalho, analisamos a relação entre a língua e a literatura em duas séries de manuais didáticos de português na China, com foco no ensino dos textos literários, nesses manuais. Foram escolhidas duas séries de manuais de português: “Português para Ensino Universitário” e “Curso de Português para Chineses”. Na análise, evidenciou-se que, para a primeira série, existem só trava-línguas e poemas que podem ser considerados como textos literários; e para a segunda série, há uma unidade destinada exclusivamente a textos literários. Porém, em comparação com os manuais mais maduros de outras línguas estrangeiras, como a série “Español Moderno”, o ensino dos textos literários nas duas séries de manuais de português tem ainda vários aspetos a serem melhorados, tais como a quantidade insuficiente de textos literários, a falta de exercícios destinados à compreensão dos textos literários e das informações biográficas dos escritores, entre outros.
Referência(s)