Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Do mato ao palco: a construção da nação em Moçambique através da música

2022; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: v.47 n.1; Linguagem: Português

10.4000/aa.9483

ISSN

2357-738X

Autores

Sara Figueirêdo de Alcântara Morais,

Tópico(s)

Music History and Culture

Resumo

Este artigo discute a realização do I Festival Nacional da Canção e Música Tradicional (1980-1981) em Moçambique e o reputa como a iniciativa de maior destaque promovida pelo governo da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) no seu projeto de construção nacional durante os primeiros anos após a independência do país no campo musical. Após a descrição e análise da programação deste Festival, recupero o debate acalorado promovido pela grande imprensa da época sobre certos dilemas envolvidos na sua organização e na classificação “música tradicional”. Nos palcos construídos na capital, Maputo, pessoas oriundas das diversas províncias do país passaram a ser conhecidas como artistas, denominação adquirida ao serem instadas a abandonar suas vinculações “tribais”. Argumento que, a despeito das várias transformações políticas pelas quais o país passou nas últimas décadas, especialmente após o fim da guerra civil (1976/1977-1992), o Festival Nacional da Canção e Música Tradicional permaneceu como paradigma. A partir dos anos 2000, a realização de festivais culturais continua sendo uma estratégia central de construção da unidade nacional.

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