
Educação financeira como tema transversal na Base Nacional Comum Curricular – BNCC
2022; Faculdade de Tecnologia da Zona Sul; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.26853/refas_issn-2359-182x_v08n03_06
ISSN2359-182X
AutoresThiago Vieira de Matos, Aline Wanderley Camisassa Ditta Fabiana Ignacio, Rodrigo Avella Ramirez,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoEste artigo objetiva investigar como a inserção da Educação Financeira (EF) na educação básica é tratada pela BNCC. Busca-se fundamentação teórica na área de educação e na Legislação Brasileira para que se explorem os conceitos trazidos pela BNCC. A análise da inserção da EF na BNCC mostrase importante e necessária considerando o relevante impacto do conhecimento de Educação Financeira para a formação do jovem, para a construção do seu projeto de vida e sua inserção no mundo do trabalho de forma consciente, crítica e cidadã. Dessa forma, para alcançar o objetivo proposto, utilizase a análise documental como eixo metodológico. Os resultados indicam que, mesmo a normativa trazendo a Educação Financeira como um tema transversal e de relevância em várias áreas de estudo, ainda não está claro como o assunto pode ser implantado e desenvolvido pelas instituições de ensino.
Referência(s)