
Estágio curricular supervisionado: concepções dos acadêmicos do curso de licenciatura em Educação do Campo – Artes Visuais e Música da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Arraias
2021; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí; Volume: 8; Issue: 18 Linguagem: Português
10.55028/pdres.v8i18.11828
ISSN2358-1840
AutoresSolange Martins Oliveira Magalhães, Sílvia Adriane Tavares de Moura,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que busca compreender as perspectivas de estudantes matriculados nos Estágios Curriculares Supervisionados I e II, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes Visuais e Música na UFT, Campus de Arraias, sobre as experiências no estágio, considerado como expressão da indissociabilidade da relação teoria e prática, a partir de uma concepção de Educação do Campo crítica e contra hegemônica. Pautando-nos na matriz teórica do Materialismo Histórico-dialético, discutimos a trajetória do estágio, suas aproximações ou lacunas entre formação e atuação como componente da historicidade do curso analisado. Os resultados mostram que o estágio possibilita aos/às estudantes, subsídios e elementos teórico-práticos relacionados à prática curricular, evidenciando a complexidade do trabalho docente no estágio, mas ainda se encontra distanciado do entendimento mediante o que vem a ser a indissociabilidade entre teoria e prática, o que permite a manutenção de uma concepção dicotômica de estágio. Os resultados da pesquisa nos permitem recomendar que o Estágio Curricular Supervisionado (ES) promove a conscientização do que seja uma educação crítica numa perspectiva de qualidade social, mas ainda se faz necessário avançar na construção de um discurso e ideário pedagógico literalmente articulado à concepção de educação libertadora. O Estágio também evidenciou a necessidade de intensificar a ênfase aos aspectos constitutivos de uma concepção de Educação do Campo, a partir de uma lógica revolucionária, contra hegemônica, em respeito à luta e militâncias dos movimentos sociais.
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