Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Modelo analítico da pedagogia do oprimido: sistematização do método Paulo Freire

2022; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 27; Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782022270007

ISSN

1809-449X

Autores

Ramón Rodrigues Ramalho,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

RESUMO Este artigo descreve os elementos característicos da pedagogia do oprimido, destacando as mediações pedagógicas centrais envolvidas no chamado método de Paulo Freire, que é sistematizado como um modelo analítico no final do texto. Para tal, centramo-nos nas experiências sociopedagógicas desenvolvidas pelos movimentos sociais, entendendo-as como estratégias de formação. O estudo aqui apresentado é o resultado de mais de quinze anos de investigação acadêmica, com movimentos sociais do Brasil e da Argentina. Nessa perspectiva, realizamos uma revisão bibliográfica da obra central de Freire, Pedagogia do oprimido, aqui apresentada em duas partes: o complexo do oprimido e o circuito dialógico, como leitura sintética que oferecemos da proposta pedagógica de Freire. O objetivo é desenvolver um conhecimento mais abrangente sobre esses processos de formação, promover as experiências educativas dos movimentos sociais e difundir o pensamento de Paulo Freire.

Referência(s)