Desafios do Ensino de Música em Tempos de Pandemia: uma pesquisa a partir da base de dados da Sage Journals / Challenges of Music Education in Pandemic Times: a search from the Sage Journals database

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n2-165

ISSN

2525-8761

Autores

Cristina Rolim Wolffenbüttel,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

A crise mundial gerada pela pandemia da COVID-19 trouxe inúmeros desafios e a necessidade da tomada de decisões de modo abrupto. O ensino de Música não passou incólume aos desafios, sendo os professores propelidos, emergencial e obrigatoriamente, a criarem modos de desenvolver suas propostas de ensino. Considerando-se este cenário, esta pesquisa objetivou investigar os novos modos de ser, estar e ensinar Música em tempos de pandemia. Em um primeiro momento a investigação focou o cenário mundial, a partir da busca em periódicos científicos da base da Sage Journals, entre os anos de 2020 e 2021. A metodologia teve como fundamentação a abordagem qualitativa e a pesquisa bibliográfica, sendo os dados coletados por meio da pesquisa via Internet, e analisados através da análise de conteúdo. Constatou-se que professores e estudantes construíram novas possibilidades de ensino e aprendizado de música, apesar dos desafios do ambiente virtual. O momento oportunizou reflexões sobre os modos de ser e estar no ensino, desafiando e oportunizando novas possibilidades pedagógico-musicais. Os resultados desta pesquisa poderão contribuir com as possibilidades da Educação Musical nos contextos educacionais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX