
Educação profissional paulista e relações público-privadas na política curricular: Centro “Paula Souza” (1995-2018)
2022; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 27; Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782022270005
ISSN1809-449X
AutoresCarmen Sylvia Vidigal Moraes, Elydimara Durso dos Reis, Felipe Alencar,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoRESUMO O trabalho objetiva analisar as relações entre o público e o privado nas políticas de educação profissional do estado de São Paulo e, mais especificamente, nas propostas de organização curricular do ensino técnico de nível médio desenvolvido no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, nos anos 1995-2018. O estudo utiliza fontes primárias (documentos governamentais e os produzidos na instituição) e secundárias (revisão bibliográfica). Observa-se, nesse período histórico de gestão neoliberal dos governos do Partido da Social Democracia Brasileira no estado, a crescente atuação de agentes privados na formulação, no monitoramento e na avaliação das políticas curriculares da instituição. Tal movimento caracteriza um processo peculiar de privatização endógena do ensino profissional no âmbito da rede pública estadual de educação.
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